Importância da recepcionista para o hotel

O papel da recepcionista é desenvolver um trabalho eficaz, que contribua com o fluxo produtivo dos hóspedes do hotel

Importância da recepcionista para o hotel

O papel da recepcionista é desenvolver um trabalho eficaz, que contribua com o fluxo produtivo dos hóspedes do hotel. Para isso, é necessária sintonia entre ambos e proação da recepcionista. Essa profissional deve ter pleno conhecimento quanto a deveres, direitos, rotinas, responsabilidades, limites de autonomia e expectativas de liderança.

Atendimento de qualidade


Em todo o país, além da localização e do café da manhã, as pessoas dão total relevância à qualidade dos serviços e ao bom atendimento dos hotéis. Este último é determinante para garantir uma experiência única aos hóspedes. O primeiro contado dos clientes com o estabelecimento é por meio da recepcionista, profissional responsável por passar uma ótima impressão do hotel.

Funções da recepcionista


Além de oferecer um atendimento diferenciado aos hóspedes, a recepcionista tem outras funções profissionais igualmente importantes, como realizar check-in e check-out dos hóspedes; administrar o mapa de reservas; oferecer informações sobre serviços; atender o telefone; fazer reservas; receber pagamentos; responder os e-mails; informar sobre pontos turísticos, restaurantes e passeios; fazer o cadastro dos hóspedes e entregar a FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes).

Chefe de recepção


É importante ressaltar que as atribuições da recepcionista variam conforme a qualificação profissional, o porte do hotel e os serviços oferecidos por ele. Nos grandes hotéis, a recepcionista é liderada pelo chefe de recepção, cujas atribuições vão desde auditorias e fechamento de caixa até planejamento de escalas de folga. Já nos estabelecimentos de hospedagem menores, como pequenas pousadas, quem realiza essas funções é o próprio dono do hotel.

Divisão da recepção


Os hotéis mais luxuosos contam com a recepcionista administrativa, que realiza tarefas administrativas, desde o check-in até o check-out dos hóspedes; e o concierge, que oferece aos hóspedes atendimento personalizado, digno dos melhores hotéis da Europa. Nos Estados Unidos, a recepção dos hotéis é dividida em front-office e back-office. Este último é responsável pelo controle administrativo, como reservas e pagamento. Já o front-office concentra sua atenção no atendimento aos hóspedes.

Média salarial da recepcionista


No Brasil, a média salarial das recepcionistas muda de acordo com o porte do hotel e o nível profissional. Os profissionais da categoria júnior recebem R$ 1.095,25 (pequenos hotéis) e R$ R$ 1.577,17 (grandes hotéis). Já os da categoria máster ganham mensalmente R$ 1.665,74 (pequenos hotéis) e R$ 2.398,67 (grandes hotéis). As variações de salário dependem da capacitação profissional da recepcionista e da fluência em língua estrangeira, como inglês e espanhol.

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Fonte: blog.hospedin.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 30-05-2019

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