Cogumelos comestíveis: 5 benefícios para a saúde

O teor de proteína e fibras presentes nos cogumelos comestíveis ultrapassa o de frutas e legumes

 

Cogumelos comestíveis: 5 benefícios para a saúde

“O teor de proteína e fibras presentes nos cogumelos comestíveis ultrapassa o de frutas e legumes. Dados recentes também comprovam taxas elevadas de vitaminas do complexo B, além dos minerais selênio, zinco, cobre e potássio. Todos esses nutrientes variam conforme a espécie de cogumelo”, enfatiza Fernanda Silveira Bueno, Mestra em Biotecnologia e professora do Curso CPT Profissionalizante de Cogumelos Comestíveis.

Considerados como carne, para veganos e vegetarianos, os fungos comestíveis ficam perfeitos assados, cozidos ou grelhados. Em hipótese alguma, eles devem ser consumidos in natura, pois apresentam vestígios de toxinas. A cocção elimina essas substâncias nocivas e facilitam a digestão pelo organismo humano.

Mas quais os benefícios dos cogumelos comestíveis para a saúde?

1. Melhora a imunidade


Cogumelos comestíveis apresentam selênio, em níveis distintos conforme a espécie, mas igualmente importantes para o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Esse mineral ativa a produção de linfócitos responsáveis por combater células inimigas, que debilitam nosso organismo. Já o beta-glucano além de melhorar nossa imunidade, previne o surgimento de tumores, pois bloqueia o ataque de células cancerígenas.

2. Previne o diabetes


O alto teor de fibras dos cogumelos comestíveis auxilia no combate dos tipos de diabetes (1 e 2). Principalmente porque as fibras equilibram os níveis de insulina e glicose no sangue. Sejam os cogumelos Portobello, Champignon ou Cantarelo, sejam os cogumelos Shiitake, Hiratake ou Shimeji, todos apresentam elevadas taxas de fibras, também essenciais a pessoas que já apresentam a doença.

3. Reduz o apetite


As fibras existentes nos cogumelos se destacam por serem amplamente benéficas ao corpo humano. Além de regularem a glicose do sangue, elas promovem a saciedade de pessoas submetidas a dietas rígidas. Dentre as principais, temos a quitina e o beta-glucano, responsáveis pela redução do apetite. Sem falar que ambos garantem o bom funcionamento do trato digestivo e consequente eliminação de gordura.

4. Previne o câncer


Os antioxidantes presentes nos cogumelos combatem os radicais livres e previnem carcinomas e doenças crônicas. O alto teor de selênio impede o surgimento de diversos tipos de câncer no organismo humano. Além de atuar nas enzimas do fígado, esse mineral desintoxica o organismo ao eliminar agentes cancerígenos. Sem falar que ele bloqueia o crescimento de tumores já formados.

5. Previne doenças cardíacas


As fibras, associadas à vitamina C e ao potássio, atuam na manutenção da boa saúde do sistema cardiovascular. Além disso, equilibram a pressão arterial e previnem doenças cardíacas. Consumir regularmente cogumelos permite a redução do colesterol em até 5%. Como destaque, temos o cogumelo Shiitake, rico em fibras do tipo beta-glucano, cujos benefícios extrapolam a prevenção de doenças cardíacas.

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Fonte: mundoboaforma.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

Andréa Oliveira 06-12-2019

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