7 dicas sobre cuidados com os cabelos no inverno

Os cuidados com os cabelos no inverno devem ser redobrados para manter os fios brilhantes, sedosos e saudáveis

7 dicas sobre cuidados com os cabelos no inverno

“O inverno é marcado por baixas temperaturas, que desidratam a pele, o couro cabeludo e os cabelos. Nessa estação, os cuidados com as mechas devem ser redobrados para manter as madeixas brilhantes, sedosas e saudáveis. Caso contrário, os fios se tornam opacos, ressecados e quebradiços”, ressalta Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso CPT Profissionalizante de Cabeleireira. Felizmente, escolhemos algumas dicas incríveis para cuidar dos cabelos no inverno. Vamos a elas?

1. Coma alimentos ricos em ferro, zinco e vitamina A


A saúde dos cabelos começa de dentro para fora, com uma alimentação rica em minerais, principalmente ferro e zinco, ambos responsáveis pela força e pelo brilho dos fios. Outro nutriente indispensável à vitalidade dos cabelos é a vitamina A, também essencial à saúde da pele do couro cabeludo. Quando ingeridos, esses nutrientes deixam as mechas não apenas saudáveis como também divinas.

2. Use água morna ou fria (nunca quente)


Usar água quente para lavar os cabelos é inadmissível, pois agride o couro cabeludo de tal forma que causa seborreia, caspa, além de tornar os fios ressecados, opacos e quebradiços. Além de aumentar a oleosidade do couro cabeludo e abrir as cutículas dos cabelos, a água em alta temperatura resseca a pele. O ideal é lavar as madeixas em água fria, mas se não for possível, pelo menos, use água morna.

3. Passe um bom condicionador


Os produtos condicionadores são fundamentais em toda a lavagem de cabelos, pois eles contribuem com o fechamento das cutículas dos fios. Além desses benefícios, os condicionadores capilares oferecem brilho e maciez às mechas. Entretanto, é importante usar o condicionador próprio para seu tipo de cabelo. Com isso, os fios aproveitarão o máximo potencial do produto.

4. Lave os cabelos com frequência


No inverno, normalmente, as pessoas lavam os cabelos com menos frequência com receio de ressecá-los. Entretanto, este é um equívoco que deve ser esclarecido. Quando a frequência da lavagem dos fios e do couro cabeludo é menor, há espaço para seborreia, que causa caspa, queda dos fios e opacidade nas mechas. Se os cabelos forem oleosos, eles devem ser lavados diariamente. Já os secos, em dias alternados.

5. Capriche na secagem das mechas


Caprichar na secagem dos fios é indispensável, já que os cabelos molhados demoram mais a secar. Vale lembrar que, sob baixas temperaturas, a água presente nos fios demora a evaporar, o que dobra ou triplica o tempo de secagem. Quando muito tempo molhados, os cabelos se tornam mais frágeis e com maior tendência à seborreia, micose e caspa. Ao usar o secador, lembre-se de aplicar um produto de proteção térmica nos fios.

6. Cuidado com os acessórios


Gorros e chapéus ajudam a diminuir a sensação de frio, mas trazem alguns agravantes quando se trata de cuidados com os cabelos. O uso excessivo desses acessórios no inverno aumenta a temperatura do couro cabeludo, dificulta a ventilação e retêm a umidade, o que pode ocasionar seborreia e favorecer a quebra dos fios. Sendo assim, prefira acessórios com materiais leves e mais soltos.

7. E quanto ao uso de tinturas?


Muitos usam tinturas no inverno para disfarçar os queimados causados pelo frio, principalmente os tons marrons acobreados. Entretanto, esta não é a função das tinturas. O ideal é cuidar bem das mechas para que elas não ressequem devido às baixas temperaturas. Se você quer dar a seus cabelos tons vibrantes, como vermelho intenso, deve investir em produtos com antioxidantes e fazer uma boa hidratação para garantir fios saudáveis e com vida.

Conheça os Cursos CPT Profissionalizantes de:

Cabeleireira

Cabeleireiro

Manicure e Pedicure

Fontes: Blog Aneethun - blog.aneethun.com
              Segredos de Salão - segredosdesalao.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 22-06-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.