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Artigo - Artigo: AS TENDÊNCIAS DO SETOR HOTELEIRO NO BRASIL FRENTE ÀS OPORTUNIDADES DESTE SEGMENTO.


     O clima do setor hoteleiro para o ano de 2010 se apresenta favorável no Brasil. Em abril os gastos de turistas estrangeiros no país cresceram 19% com relação ao mesmo mês do ano passado, batendo novo recorde. Foram 461 milhões de dólares, que confirmaram o desenvolvimento positivo previsto para esse ano, e que firmará a posição do país no cenário global. O número de desembarques aéreos internacionais também tem aumentado, apresentando crescimento de 16,53% em fevereiro com relação ao mesmo período de 2009. (ASCOM)
     Além da força econômica, outra grande oportunidade é que o Brasil sediará os dois mais importantes eventos mundiais do esporte: a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Tais fatos induzem a demanda e proporcionam incentivos do Governo, como a Pró-Copa, que disponibilizará R$1 bilhão de crédito para renovação e expansão da oferta hoteleira, com taxas de apenas 6,9% em até 18 anos. Grandes cadeias hoteleiras internacionais já instalaram equipes de desenvolvimento no Brasil. (HVS)
     A Proposta Estratégica de Organização Turística para a Copa de 2014, apresentada pelo Ministério do Turismo, aponta que a qualidade de uma hospedagem interfere diretamente tanto na atratividade para um hóspede como para sediar um evento. Sendo assim, para que um empreendimento tenha vantagem neste quesito e se mantenha competitivo no mercado deve-se observar as tendências do setor. Estas serão desenvolvidas a seguir.

     Muito trabalho deverá ser feito para a otimização no aproveitamento dessas oportunidades. Assim como a demanda está aumentando, a necessidade por mão-de-obra capacitada e especializada também será necessária na indústria hoteleira. Segundo o Jornal Brasil, o intercâmbio cultural será peça-chave para jovens que estão se iniciando no mercado. Estes tem se preparado buscando instruções para se capacitarem e garantirem seu futuro. O Ministério do Turismo alerta que a qualificação dos serviços do setor hoteleiro deverá ser uma constante.

     Os funcionários deverão receber treinamento de maneira que realizem suas funções com tranqüilidade e competência adequada. Deverão também saber lidar com diversas situações inesperadas que podem surgir na rotina de um hotel, além de noções de reações em caso de pânico. Outro importante “plus” que o profissional deverá possuir é dominar outras línguas, pois os eventos de 2014 e 2016 exigirão este conhecimento para aumentar a qualidade no atendimento.
     A ESP Brasil destacou que programas de fidelização têm crescido no ramo hoteleiro do Brasil. Muitas empresas oferecem, às pessoas que sempre viajam para um mesmo destino, descontos ou outras promoções a fim de manter o cliente. Tem-se observado também que hóspedes estão buscando tarifas mais competitivas a fim de gastar até o mesmo valor que antes, porém com mais luxo. Outro perfil de cliente que está ganhando espaço é o das hóspedes femininas. Muitos hotéis têm oferecido serviços que agradem e satisfaçam as mulheres, desde o check-in até os espaços públicos. Uma das grandes tendências de 2007-2008 foi o lazer-negócio, e o número de mulheres empresárias está crescendo com o passar dos anos.
     Outra tendência é a sustentabilidade. Apesar de esta ainda não ser uma realidade no Brasil. No entanto os dirigentes de hotéis buscam estruturar suas empresas de maneira a conservar a natureza, trabalhando o manuseio de lixo e conscientizando funcionários no uso de energia e água. Inclusive alguns dos hotéis já adotam métodos de captação de energia alternativa, como a solar. Mas para que se alcance o nível de sustentabilidade desejado há muito que se trabalhar, tanto no setor hoteleiro como em várias outras áreas. (Hotelier News)
     Com relação a tecnologia algumas características se tornaram básicas para se obter qualidade e competitividade:
-     Facilitar o acesso a informação aos hóspedes (como disponibilizar internet e TV a cabo);
-     Possuir softwares que possam otimizar o sistema interno da empresa assim como o de divulgação (incluindo desenvolver sites de comunicação informal como twitter e sites de relacionamento);
-     Aceitação de cartões de crédito e débito (meios eletrônicos de pagamento facilitam negociações diretas e reservas de acomodações);
-     Oferecer tecnologia para atender a climatização desejada do ambiente.
A Proposta da Copa ressalta estes aspectos como padrões internacionais, e almeja que os hotéis brasileiros adquiram este perfil.
    Frente aos fatos que estão acontecendo, a concorrência deverá aumentar nos próximos anos. Quem não souber aproveitar e administrar as oportunidades que estão sendo oferecidas não será capaz de se manter competitivo. Observar as tendências do setor, se manter informado e atualizado, é o primeiro passo para garantir uma posição favorável diante dos concorrentes.

REFERÊNCIAS:
ASCOM (Assessoria de Comunicação da EMBRATUR). Gastos de turistas estrangeiros no Brasil crescem 19% em abril e batem novo recorde. <http://www.copa2014.turismo.gov.br/dadosefatos/geral_interna/noticias/detalhe/20100525.html>. Ministério do Turismo. Maio 25, 2010
ASCOM (Assessoria de Comunicação da EMBRATUR). Gastos de turistas estrangeiros em março atingem novo recorde, com US$ 578 milhões. <http://www.copa2014.turismo.gov.br/dadosefatos/geral_interna/noticias/detalhe/20100525.html>. Ministério do Turismo. Maio 11, 2010
Autor Vinculado ao TVI24. Conheça as tendências do turismo para 2010. <http://www.espbr.com/noticias/conheca-tendencias-turismo-para-2010>. ESP Brasil.  Dezembro 29, 2009
Escola de hotelaria suiça apresenta tendências do mercado em palestra gratuita. http://www.jornalbrasil.com.br/interna.php?autonum=8984. Jornal Brasil. Maio 17, 2010.
Moura, Gustavo; Moraes, Renato H.; Cypriano, Pedro. Panorama da Hotelaria Brasileira: prévia do 1º trimestre de 2010. <http://www.copa2014.turismo.gov.br/dadosefatos/geral_interna/noticias/detalhe/20100422.html>. HVS. Abr 22, 2010.
Proposta Estratégica de Organização Turística – Copa do Mundo 2014 – Brasil. <http://www.copa2014.turismo.gov.br/export/sites/default/dadosefatos/outros_estudos/downloads_outrosestudos/BRASIL_final_NOVO.pdf>. Ministério do
Turismo. 2010.
Soares, Rogério. Um novo olhar Hoteleiro. <http://www.hoteliernews.com.br/hoteliernews/hn.site.4/NoticiasConteudo.aspx?Noticia=54952&Midia=1>. Hôtelier News. Dezembro 24, 2009.



Autor: YUKIO OKADA
Data Publicação: 21/06/2010


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